quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Colégio Victor Meirelles - Um Centenário de Conquistas

Em 1911 foi criado em Santa Catarina um novo tipo de escola,já existente no
estado de São Paulo : O Grupo Escolar cujo prédio dividido em sessão masculina e sessão feminina congregava diversas classes de alunos,cada qual com o seu professor responsável,sob a supervisão de um diretor.
Esse tipo de escola vinha substituir a tradicional escola primária onde não havia seriação de ensino e um mesmo professor, o "mestre único",ensinava todos os alunos.As vantagens inovadoras do Grupo Escola eram intensamente analisadas pelos educadores da época: divisão de trabalho,seriação do ensino,economia de instalações.

Foi sob a égide dessa modernização no governo do Cel. Vidal de Oliveira Ramos,que se inaugurou o Grupo Escolar Victor Meirelles,no dia 04 de Dezembro de 1913.
O mobiliário como para as demais escolas dessa natureza,veio dos EUA e de SP. Havia um pequeno gabinete de Física e de Química,um Museu e um piano para as aulas de canto.

Naquela década pregava-se a reforna do ensino,principalmente com o método intuitivo da escola modelo dirigida por Miss Marcia Browne.

Houve aí a era da lousa,do caderno de linguagem,de caligrafia,os quadriculados cadernos de matematica,cujos exercícios eram feitos à caneta molhada no tinteiro,sempre protegida pelo famoso mata-borrão.

Nas festas cívicas no pátio interno ataviadas de verde-amarelo e das bandeiras que se hasteavam sob a emoção dos uniformes azuis,ouviam-se estusiásticas declamações que interpretavam a sensibilidade de nossos escritores.

Mais tarde ao grupo escola fora anexado o curso complementar dois anos a mais depois do curso primário,onde se estudava alemão,francês,extensos pontos de história,geografia,ciências e desenhos artísticos.

Situado à Rua Hercílio Luz,centro da cidade,hoje abriga a Casa da Cultura Dide Brandão,inaugurada em 1982.



Transformado em Escola Básica em fevereiro de 1971,muitas mudanças ocorreram em sua administração,não constando em seus registros todos os diretores que assumiram a escola no decorrer de sua história. Sua estrutura física sofreu várias alterações,chegando aos dias de hoje localizada no mesmo espaço,somente um novo prédio,que devido a grande extensão territorial do terreno,fez com que a frente do prédio se localizasse na Rua Gil Stein Ferreira,inaugurada em setembro de 1981 pelo governo do estado,na época Dr. Jorge Konder Bornausen.



Abriga hoje em sua formação educacional um grande número de alunos de vários bairros da cidade,bem como cidades próximas do município.Conta com uma grande estrutura,tendo hoje laboratório de química adaptado às necessidades dos alunos,sala de computação com internet,novas mesas e cadeiras,sala de vídeo,slide show,entre outras coisas,que dão todo conforto a seus alunos.Essa característica ocorre devido a otima localização da escola,no centro com fácil e livre acesso aos transportes públicos ,bem como o fato de estar voltada ao ensino médio.

Excelentes serviços sócioeducacionais prestou este estabelecimento de ensino na formação de tantas gerações . Itajaí muito lhe deve,da lousa à seleta em prosa e versa,correspondeu aos propósitos da educação catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário